Conheça o curso Técnico em Enfermagem

tecnico em enfermagem

 

O que você sabe sobre cursos técnicos? Que tal conhecer o técnico em Enfermagem? 

A maior parte das pessoas pensa que após o ensino médio você precisa obrigatoriamente escolher a profissão que seguirá da formação até o dia da sua aposentadoria e que, além disso, esse curso precisa ser de nível superior, mas a realidade não precisa ser assim. 

Hoje o mercado profissional tem focado em profissionais especializados e a maior procura tem sido por cursos técnicos, além disso, não é porque você já fez um curso ou trabalha em uma área específica que necessariamente precisa segui-la pelo resto de sua vida.

Sempre é possível mudar de rota e seguir outro caminho que te faça profissionalmente mais realizado. 

Os cursos técnicos cada vez mais têm se tornado parte do ensino pós-médio, afinal colocam o profissional no mercado de trabalho de forma mais breve, além de mostrarem como as coisas funcionam na prática, inserindo o aluno nos cronogramas de cuidados. 

Quando posso iniciar o curso técnico em enfermagem?

O curso técnico de enfermagem se categoriza como curso de nível médio, sendo necessário tê-lo concluído para realizar esse curso, bem como ter 18 anos. Existem alguns casos em que você pode iniciar o curso técnico cursando o último ano do Ensino Médio. Porém, nesses casos é necessário entrar em contato com a instituição de ensino que oferece o curso. 

É importante dizer que o curso técnico em enfermagem apresenta duração média de quatro semestres, com aulas teóricas e práticas, sendo que nas aulas práticas você vivencia a rotina de cuidados com o paciente, geralmente vivida no hospital.  O técnico em Enfermagem possui disciplinas relacionadas à anatomia e cuidados, além do conhecimento sobre as rotinas hospitalares, estudando conceitos relacionados à biossegurança e primeiros socorros. 

É verdade que o curso técnico em Enfermagem é muito complexo?

A maior complexidade apontada pelos alunos se dá na matéria de anatomia e fisiologia, isso porque os estudos são muito intensos, mas os profissionais responsáveis por ministrar essa disciplina estão sempre atentos às dificuldades do aluno, agindo nelas para que o aluno possa sanar suas dificuldades, afinal, essa é a matéria que fará parte de todo o curso dele. 

Além das disciplinas teóricas, o aluno ainda precisa realizar cerca de 600 horas de estágio, no qual vivenciará na prática a rotina de um Técnico em Enfermagem. Todo o estágio é supervisionado por um preceptor que acompanha os processos evolutivos de cada aluno.   

Após o curso técnico é necessário que o aluno registre sua documentação no COREN, órgão responsável por emitir a carteira de habilitação profissional, necessária para a atuação no campo profissional. 

O profissional técnico em enfermagem é responsável por realizar procedimentos de baixa e média complexidade como: aplicação de vacinas, coleta de materiais para exames, atuar na prevenção de doenças (como foi o caso mais atual, estando eles na linha de frente do combate contra o Coronavírus), efetuar procedimento em pacientes em estado grave e atuar também no controle de infecções hospitalares. 

Não só de rotinas hospitalares vive o técnico em enfermagem:

É possível que o mesmo realize trabalhos em home care, asilos, clínicas, abrigos, laboratórios, spas, creches, escolas, empresas e atualmente alguns lugares têm optado por cuidadores com formação técnica em enfermagem, percebe-se desse modo que o campo de atuação para os técnicos em Enfermagem é bastante amplo. 

Esse profissional, entre os anos 2020 e 2021 foi um dos mais requisitados, principalmente devido ao momento atual (pandemia ocasionada pela Covid-19), sendo um dos destaques de valorização e melhores cursos para se fazer, tendo a faixa salarial cotada entre R$1782,87. 

Para manter-se no mercado de trabalho e estar atento às inovações tecnológicas e mercadológicas, o profissional técnico em enfermagem precisa, assim como qualquer outro profissional, se capacitar. A ETESES possui um cronograma completo de capacitações que te colocará na frente no mercado de trabalho e te possibilitará melhores oportunidades de emprego. 

O cuidado é uma arte milenar

O ato de cuidar está na civilização desde o seu nascimento, ou seja, não depende de época. É algo que existe e exige que pessoas estejam engajadas, afinal a cada ano necessita-se de mais profissionais qualificados e capacitados para prestar serviços relacionados ao bem-estar,  prevenção, manutenção e qualidade de vida, sendo essa profissão destinada a todos que sentem o desejo e vontade de cuidar do próximo.

Desde 1999, a ETESES se preocupa em oferecer formação técnica de qualidade para toda a população capixaba, sendo o Técnico em Enfermagem um dos cursos oferecidos desde a sua fundação.

Continue acompanhando mais conteúdos sobre cursos técnicos aqui!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Categorias:

Mais Popular: