Conheça o curso Técnico em Segurança do Trabalho

Técnico em segurança do trabalho

Cursar o técnico em segurança do trabalho requer prever e prevenir possibilidades de risco. Ninguém gosta de correr riscos, sempre que pensamos em alguma possibilidade de perigo a repudiamos rapidamente, tentando afastá-la dos nossos pensamentos. 

Nesse cenário emerge um profissional que cuida de você e da sua segurança no ambiente de trabalho, garantindo seu bem-estar e qualidade de vida, no momento em que você está nesse ambiente, que para muitas pessoas é na maior parte do dia. 

Técnico em segurança do trabalho

 

Quem é o técnico em segurança do trabalho?

O técnico em segurança do trabalho é o profissional que analisa e avalia cada espaço do ambiente de trabalho, garantindo que todos os profissionais estarão seguros e poderão desempenhar suas funções com segurança e qualidade, além disso, esse profissional é o responsável também pela prevenção de acidentes e doenças que possam ser adquiridas no setor de trabalho. 

A jornada desse profissional se baseia em medidas de controle de risco, priorizando a saúde no trabalho e buscando meios de evitar possíveis perigos que podem colocar em risco a saúde e a vida do trabalhador. É uma atuação profissional que exige intensa responsabilidade, já que atua com o controle de acidentes e doenças ocupacionais.

Essa atividade profissional teve grande crescimento e valorização no final de 2019 e continua sendo uma das profissões destaque para 2021. Estima-se que seja uma das profissões do futuro, afinal, com a pandemia ocasionada pela Covid-19 esse profissional recebeu grandes oportunidades, atuando frente às empresas para a prevenção do contágio da doença, estabelecendo normas de acordo com a OMS para as instituições empregadoras e viabilizando que os profissionais pudessem exercer seu trabalho e garantindo que os mesmos pudessem permanecer e retornar com segurança ao seu local de trabalho. 

Mercado de trabalho para o técnico em segurança do trabalho:

Fora da pandemia esse profissional já estava sendo impactado com novas propostas, pois as empresas já buscavam formas mais eficazes de cuidar de seus funcionários, uma vez que os mesmos já passavam muito tempo dentro do local de trabalho e com o avanço tecnológico e o início de novas construções, veio à necessidade de que esse profissional estivesse integrado na rotina de muitas empresas, incluindo as de construção, hospitais, shoppings, entre outras. 

Quais são os pré-requisitos para cursar o técnico em segurança do trabalho? 

Com a valorização dessa profissão, a busca por qualificação também cresceu. O mesmo se categoriza como curso de formação pós-média, necessitando que o indivíduo interessado na área possua 18 anos, podendo em alguns casos ser iniciado no último ano de formação do ensino médio regular, porém isso deve ser verificado junto à instituição que ministra o curso. 

Com foco na saúde do trabalhador e com atuação nas empresas, o curso técnico tem formação relativamente rápida, possibilitando rápido ingresso no mercado de trabalho, possuindo em média quatro semestres de curso. 

O curso se divide em aulas práticas e teóricas. No caso das aulas teóricas, o aluno tem matérias como primeiros socorros, tipos de acidentes de trabalho, meio ambiente, gestão de riscos ambientais e ocupacionais, entre outras disciplinas, enquanto que a parte prática se destina à vivência no mercado de trabalho. O profissional vivencia situações que podem acontecer em sua rotina profissional e, com  essas situações, o profissional estará apto para agir no mercado de trabalho. 

Quanto recebe um técnico em segurança do trabalho? A atuação se destina apenas às empresas? 

Como já dito, esse profissional recebeu grande valorização nos últimos anos tendo hoje um salário médio de R$2645,00, porém essa média pode variar dependendo do tamanho da empresa, região e tempo de serviço, chegando em alguns casos até a R$11000,00

Além de atuar em empresas, ele também pode gerir sua própria empresa, atuar como prestador de serviços, trabalhar em hospitais, shoppings, obras das diferentes engenharias, aeroportos, ferrovias, saneamento e portos marítimos e fluviais.

Apesar do que muitos pensam, um dos maiores mitos que circunda essa profissão é de que ela é destinada apenas para homens. A profissão é muito diversificada, assim como todas as outras tem sido, tendo lugar para todos os públicos.

Técnico em segurança do trabalho

Preciso ter cursos de capacitação para atuar como técnico em segurança do trabalho?

Assim como a maior parte dos cursos oferecem capacitação, o curso técnico em segurança do trabalho também, com as capacitações você consegue ser colocado no mercado de trabalho de forma mais rápida, garantindo oportunidades melhores com salários mais altos, além disso, as capacitações são o que fazem com o que o profissional se reposicione no mercado de forma mais efetiva. 

Como vimos, o curso técnico em segurança do trabalho apresenta muitas vantagens em relação ao mercado profissional, sendo uma excelente escolha profissional para o ano de 2021 e para os próximos. A ETESES oferece esse curso ao menos duas vezes por ano, fazendo com que você garanta sucesso na sua vida profissional. 

Conheça mais sobre nossos cursos acessando o blog.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Categorias:

Mais Popular: