Estudo de caso: Acne vulgar e clareamento

ACNE VULGAR E CLAREAMENTO

Acne, oleosidade e pele manchada costumam trazer muitas dores de cabeça, não só pela questão estética, mas pelo próprio bem estar. Para reduzir esta oleosidade e as acnes vulgares, nossa aluna e a professora do curso Técnico em Estética desenvolveram um estudo que visa diminuir estas saliências na pele que nos causam tanto desconforto.

ACNE VULGAR E CLAREAMENTO

RESUMO:

O presente estudo teve como objetivo geral investigar os possíveis recursos eletroterápicos e a cosmetologia como condutas de tratamento estético para indivíduos com acne vulgar grau I e II. O esteticista pode intervir nos dois primeiros graus, para tanto, ele possui uma gama de associações terapêuticas que envolvem recursos fotoeletroterapêuticos e cosméticos. Os tratamentos eletroterapêuticos mais recomendados pelos seus resultados satisfatórios são: microcorrente, iontoforese, LED, radiofrequência, microagulhamento e os cosméticos podem ser associados.

ACNE VULGAR E CLAREAMENTO

INTRODUÇÃO:

Paciente, sexo feminino, 19 anos, queixando-se de acne e oleosidade. Ao analisar a pele da paciente através da ficha de anamnese e exame físico, encontraram-se acne moderada e pele mista, sendo proposto um protocolo de controle de oleosidade e clareamento.

DISCUSSÃO E RESULTADOS:

Na primeira sessão foram realizados: Limpeza de pele, peeling químico e finalização com vitamina C com ácido mandélico. Ao iniciar a segunda sessão, foi realizada higienização, peeling mecânico (Peeling de Diamante), que consiste em uma esfoliação profunda da pele, promovendo um clareamento gradativo, amenizando as linhas de expressões, promovendo afinamento da camada da pele e máscara facial com ação hidratante. Para a segunda sessão do protocolo foi utilizado o equipamento eletroterápico Dermotonus Slin da Ibramed. Na terceira e última sessão foi utilizado o equipamento de microcorrente, onde a corrente de baixa intensidade e baixa frequência tem por função: melhorar as linhas de expressão, estimular a síntese de colágeno, a circulação sanguínea e o aporte de oxigênio do tecido cutâneo. Para finalizar o protocolo, foi realizada uma limpeza de pele pontual com bioestimulador de colágeno e máscara hidratante.

 

ACNE VULGAR E CLAREAMENTO ACNE VULGAR E CLAREAMENTO

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Ao término dos protocolos foi possível através dos relatos da paciente, identificar o clareamento e antes uma pele com a zona T bastante oleosa e por se tratar de uma pele jovem com baixo cuidado diário, foi realizada orientação da utilização de um sabonete neutro, esfoliação com o peeling de hortelã da ADCOS DERMOCOSMÉTICO, hidratação com ácido hialurônico e filtro solar (FPS) diariamente.

CONCLUSÃO:

Em virtude dos aspectos abordados, podemos cada vez mais ter a certeza da importância que devemos ter com a nossa pele. Sabemos que de uma forma ou de outra, ao passar dos anos teremos um envelhecimento e ninguém poderá se livrar disso, por se tratar da ordem natural da vida, mas também sabemos que a ciência vem cada vez mais trabalhando ao nosso favor, podendo assim retardar o envelhecimento precoce.  

“ Toda a ciência começa como filosofia e termina em arte”.

Gostou deste conteúdo? Então não o leia só aqui no blog. Acompanhe nosso perfil no Instagram e linkedin,

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

PEREIRA, Maria de Fátima L. (org.). Recursos técnicos em estética. V 1.São Caetano do Sul, SP. Difusão Editora, 2013.

BORGES, F.S. Modalidades Terapêuticas nas Disfunções Estéticas. Ed. Phorte, 2007.

PROTOCOLOS DE PEELING E MELASMA, HIDRATAÇÃO E NUTRIÇÃO, LIFTING E REJUVENESCIMENTO FACIAL – Apostila Didática – ETESES – Edição 2016.

Autoras:

LEANE SPANIOL – Tecnóloga em Estética

Contato: [email protected] 

SILVANA DOS SANTOS – Técnico em Estética – ETESES

Contato: [email protected] 

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Categorias:

Mais Popular: