Curso Técnico em Radiologia: tudo que você precisa saber!

Técnico em radiologia

No curso técnico você dá os seus primeiros passos e pode desde conseguir encontrar uma oportunidade de emprego mais rápida até ter todas as bases necessárias para continuar seus estudos profissionais se qualificando na sua área. Por isso, hoje te apresentamos o Técnico em Radiologia. 

Apesar de seguir um caminho um pouco diferente das áreas propriamente tidas como Saúde, o técnico em radiologia também é preparado para atuar nessa área e se você gosta mais da prática que da teoria, esse curso é o lugar certo para você, afinal é um curso voltado para o mercado de trabalho prático e operacional, com a realização de diagnósticos por imagem, verificação de fontes emissoras de radiação, preparação do paciente para o radiodiagnóstico e produção de radiodiagnósticos. 

O profissional Técnico em Radiologia tem um vasto campo de atuação profissional.

Técnico em radiologia

O técnico formado em Radiologia pode atuar em hospitais, clínicas veterinárias, consultórios médicos ou odontológicos, laboratórios, unidades básicas de saúde (os famosos postos de saúde), radiologia forense (trabalhando diretamente com a medicina legal), pode realizar técnicas radiológicas para adquirir imagens médicas, auxiliar na Radioterapia (um tratamento que vem crescendo hoje para quem luta contra o câncer), na medicina nuclear, tomografia, mamografia e na imagem e ressonância. 

O técnico em Radiologia também é um profissional requisitado em indústrias, aeroportos e portos, logo, engana-se quem acha que o trabalho do técnico é só na área médica, até porque, muitos profissionais continuam seus estudos tanto para disputar novas oportunidades, sendo uma delas a área do ensino, qualificando-se como professores de outros profissionais que serão os próximos técnicos em radiologia. 

Então, até aqui você já percebeu a importância de ser um profissional qualificado e formado como Técnico em Radiologia, certo? 

Além das vantagens na carga horária de trabalho (24 horas semanais) possibilitando o trabalho em mais de um local (muitas vezes em um mesmo dia, dependendo da carga horária/dia a ser cumprida nos locais de trabalho) e tempo de aposentadoria (25 anos de contribuição, ou seja, se o seu sonho é se aposentar jovem e  curtir a vida viajando, você está no caminho certo de curso), ainda é um dos cursos com boa remuneração, sendo o salário médio inicial de R$1800,00.  

Porém, como já dizia o ditado: “Com grandes vantagens, existem muitas responsabilidades”. Desse modo, o profissional de radiologia é um dos que mais deve estar atento ao  seu trabalho, afinal, suas ferramentas de trabalho são aparelhos que emitem radiação, logo, todo o cuidado para a preparação do paciente depende do técnico em radiologia. Mas, isso não significa necessariamente que os profissionais vivem em risco.

A tecnologia avançada, os equipamentos de proteção (EPI’s) e construção dos aparelhos e locais adequados para realizar os exames radiológicos, o risco é muito baixo e a quantidade de radiação que o profissional técnico absorve e recebe é baixa (além disso, você já percebeu o quanto estamos dispostos à radiação principalmente solar todos os dias?), o profissional ainda possui o dosímetro, EPI que mede e controla a quantidade de radiação que é recebida pelo técnico em radiologia.

Assim como toda profissão, o curso Técnico em Radiologia também tem seus mitos e verdades.

Existem ainda alguns mitos e verdades que todo mundo fala sobre ser técnico em radiologia, então antes de fazer o curso já se liga só: os aparelhos não continuam emitindo radiação depois de desligados, se você está grávida isso não te impede de iniciar as matérias TEÓRICAS do curso, ou seja, não precisa adiar seu sonho profissional, o raio-x pode ser realizado mais de uma vez por ano. 

Apesar  de muitas pessoas falarem da complexidade teórica do curso Técnico em Radiologia, não se deixe assustar logo de cara pela anatomia e fisiologia, matemática e física. O que é aplicado no curso é voltado totalmente para a prática profissional e é um conteúdo muito específico da área, então não deixe de fazer o curso por medo do conteúdo  ou  por não ter sido bom nas matérias no ensino médio.  

Dentro do curso há uma nova oportunidade de aprender de forma didática e totalmente específica cada um dos assuntos (e de se tornar fera no que você faz, imagina reencontrar seu professor de física e ter aquela conversa sagaz sobre tudo que você está aprendendo no curso, tenho certeza que ele vai ficar muito surpreso e feliz com toda a sua evolução).

técnico em radiologia

Não tenha pressa de concluir o curso Técnico em Radiologia

O curso é feito de processos. Se surgir alguma dificuldade, os professores estão sempre prontos para tirar suas dúvidas. A missão deles é te tornar um grande profissional! Além disso, não é apenas isso que é estudado, existe uma grade curricular com todos os conteúdos, entre em contato com o setor de matrículas e fique por dentro de tudo.  

Além da teoria, é claro, existe a parte que todo mundo espera desde o início do curso: O ESTÁGIO. É no estágio que você sentirá na prática o que é ser um profissional Técnico em Radiologia e claro, além de na sala de aula é onde você colocará todos os seus conhecimentos em prática e onde você dará os primeiros passos para o seu sucesso como profissional qualificado. 

Onde fazer o seu curso?

Agora que você já sabe que o curso técnico em Radiologia é maravilhoso e já está por dentro de tudo, é só fazer a sua matrícula na ETESES, que oferece carga horária de 1600h de curso já incluindo o estágio. Os pré-requisitos são: ter 18 anos e estar cursando o 3º ano do ensino médio ou ter concluído (em caso de EJA, verifique diretamente com o setor).

A duração média do curso é de 18 a 30 meses (dependendo do seu horário de escolha de curso) e o mesmo é ofertado ao menos 2 vezes por ano durante a semana e aos finais de semana ( podendo escolher na última opção entre sábado OU domingo), então fique atento ao período de matrículas nas nossas redes sociais, entre em contato via whatsapp ou telefone e garanta sua vaga, pois são turmas com número de alunos limitado. Além disso, a ETESES conta com um calendário de capacitações e especializações. Tudo pra você sair na frente no mercado.  

Continue lendo mais sobre nossos cursos aqui!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Categorias:

Mais Popular: