Técnico em Estética: esse curso é pra mim?

técnico em Estética

Na era da maquiagem artística e dos cuidados com a pele, se você gosta de beleza, saúde e bem-estar o Técnico em Estética é para você.

As constantes transformações no mercado trouxeram oportunidades de crescimento em larga escala para o mundo da beleza e estética. O Brasil, desde o período colonial, se comporta como grande consumidor do mundo da estética, beleza e moda, sendo atualmente um dos grandes consumidores de procedimentos estéticos e cosméticos do planeta.   

Hoje, apesar de muito ter se falado sobre beleza natural, cada dia mais mulheres e homens buscam formas de exaltar  e tornar mais intensa essa beleza, sem deixar de lado os cabelereiros, barbearias, depilação, manicure, pedicure, design de sobrancelhas, perfumaria e muitos outros procedimentos que cabem também ao profissional de estética realizar. Com o mercado aquecido, faz-se necessário agrupar formações para sair na frente desta corrida, a fim de oferecer o melhor e mais qualificado serviço para seu cliente. 

Ser técnico em Estética é entregar bem-estar e qualidade de vida. 

Trabalhar com estética é mais do que oferecer tratamentos da área da beleza ao seu cliente, é oferecer autoestima e qualidade de vida por meio de procedimentos que trazem benefícios à saúde. Quer entender melhor sobre esse assunto? Continue conosco e descubra os principais motivos para ingressar nessa carreira. 

Para trabalhar com estética você pode optar por realizar cursos da área de tecnólogo ou técnico. Hoje, a procura por cursos da área técnica tem se intensificado. Primeiro, o tempo de curso é bem menor, possibilitando rápida entrada no mercado de trabalho. Segundo, o curso apresenta dinamismo nas áreas de atuação, sendo elas muito diversas, capacitando inclusive quem já possui outros cursos na área do embelezamento (como cabeleireiro ou design de unhas, por exemplo) para oferecerem serviços diversificados e qualificados mais rapidamente dentro de seu empreendimento.

Ou seja, se você já é um profissional que trabalha com outras áreas da beleza, o curso tem muito a agregar no seu empreendimento. 

O que faz um profissional técnico em Estética?

O profissional Técnico em Estética pode realizar diversos tratamentos ligados à beleza. É ele quem conhece os diferentes tipos de pele e realiza protocolos para o tratamento das mesmas. Para que o protocolo atenda corretamente a necessidade do  cliente é necessário que o Técnico em Estética conheça muito bem os produtos cosméticos e as tecnologias do setor. 

É possível que esse profissional atue com depilação, limpeza de pele, massagem, drenagem linfática e aliado a outros cursos, ainda pode atuar com maquiagem, cabelos, unhas e muitos outros tratamentos de intensificação da beleza. Além disso, é possível que esse profissional ainda tenha seu próprio empreendimento, sendo este desde uma franquia, até um salão independente.

Assim como a formação e especialização são de suma importância, é necessário também que o profissional Técnico em Estética esteja atualizado das inovações e tecnologias do mercado, uma vez que o mesmo se comporta com dinamismo e constantes evoluções, sendo um dos mercados que mais investe em pesquisa e lançamento de produtos que de algum modo auxiliam no desenvolvimento e tratamento de diversas áreas do corpo. 

Áreas de atuação:

técnico em Estética

O curso técnico em Estética recebe reconhecimento gigantesco de Norte a Sul do Brasil, tendo impacto até em pequenas cidades, uma vez que os brasileiros a cada dia tendem a cuidar mais de si. Normalmente os profissionais atuam em clínicas, salões, hotéis e resorts, empresas do setor de cosméticos e fabricantes de equipamentos estéticos, academias e spas, mas ainda há os que optam pelo empreendedorismo e trabalham por conta própria oferecendo mudança e qualidade de vida a muitos brasileiros de forma totalmente independente.  

A grande vantagem desse mercado não está só na remuneração (que é em média R$1.575,01, podendo aumentar caso você escolha empreender, uma vez que, desse modo, você é quem determina o seu piso salarial), mas também na flexibilidade e no constante aprendizado que essa área oferece e exige. Apesar de muitos brasileiros ainda escolherem trabalhos de carteira assinada, com o curso Técnico em Estética é possível trabalhar no regime CLT e ainda atender sua cartela de pacientes de forma individualizada, obtendo também independência profissional. 

Porém, apesar de ser um setor de mercado crescente, este ainda carece de qualificação profissional, especialmente em conteúdos específicos como cosmetologia, intervenções e disfunções estéticas, administração, gestão e contabilidade. Com o mercado cada vez mais competitivo, não é possível contar apenas com a força do talento e de públicos óbvios (amigos, familiares…), é necessário buscar formação qualificada, a fim de expandir seu campo profissional. Vemos desse modo que cursar Estética resulta em grandes vantagens. 

Vantagens indiscutíveis de fazer um técnico em Estética:

Ter um diploma em um curso técnico em Estética vai com certeza te trazer apenas benefícios indiscutíveis que garantem bem-estar e qualidade profissional. Alguns deles são:

  • O mercado de trabalho está em constante crescimento. Mesmo em tempos de crise, vemos um aumento do consumo de cosméticos, perfumes e procedimentos para melhorar a saúde e o bem-estar. O momento pandêmico estimulou o autocuidado, o que para o profissional de estética foi de extrema importância, fazendo com que o mesmo pudesse evoluir suas práticas e aplicar no período de pandemia um novo olhar sobre a beleza; 
  • Existe possibilidade de empreender, tendo o seu próprio negócio; 
  • É uma carreira em que segue em constante ascensão;
  • Existe possibilidade de formação em curto período de tempo, sendo a mesma de 1 ano e meio a 3 anos em média; 
  • O curso técnico possui prática, o que te deixa próximo da profissão e do atendimento ao cliente, te preparando de forma correta para o mercado de trabalho. 

 

Mitos da profissão:

Assim como em todas as profissões, cada uma delas possui seus mitos e verdades, na estética não é diferente. 

Muitas pessoas ainda pensam que essa área é destinada apenas para as mulheres, porém cada vez mais homens têm se preocupado com a autoestima e beleza, buscando cuidar mais de si, de sua aparência e saúde. Desse modo, se você é homem e deseja trabalhar com a área estética oferecendo limpeza de pele, depilação e outros procedimentos, essa área também é destinada para você, afinal, somente um homem que conhece completamente seu público, pode oferecer para ele os serviços que deseja e da forma como ele deseja. Além disso, se você possui uma barbearia é uma ótima oportunidade de oferecer novos serviços no seu empreendimento. 

Outro mito muito comum é dizer que o profissional Técnico em Estética só faz massagem. O Técnico em Estética pode sim fazer massagens, mas o profissional possui muitas outras atribuições e competências que o permitem realizar muitos procedimentos além da massagem, como limpeza de pele e outros procedimentos que cuidam do corpo e do rosto.  

E diferente do que muitos pensam, o esteticista não pode realizar botox ou cirurgias que modificam o rosto, assim como existem competências que são destinadas exclusivamente ao profissional técnico em Estética, existem funções que são destinadas apenas aos médicos cirurgiões, não podendo ser transferidas para outros profissionais. 

técnico em Estética

Complexidade do curso Técnico em Estética:

As matérias que costumam deixar os alunos mais indecisos são as disciplinas de cosmetologia e as disciplinas relacionadas à anatomia e fisiologia.  Por serem extensas e específicas para a área, costumam deixar os alunos pensando que não vão dar conta do recado, porém, mantenha a calma, assim como todas as disciplinas elas fundamentam seu curso. Além disso, os profissionais da educação da instituição estão preparados para sanar todas as dúvidas de forma didática, tornando a experiência de fazer o curso totalmente positiva, te preparando integralmente para o mercado profissional.

Por que fazer o curso Técnico em Estética?

Se você chegou até aqui, temos ainda que te dizer que especializar-se é sempre a melhor escolha. O diploma, na maioria das vezes é o que te coloca na frente no mercado de trabalho, mesmo que você escolha ser empreendedor. Não sei se você percebeu, mas tendemos buscar profissionais capacitados nas áreas dos procedimentos que buscamos realizar. Você só vai em um salão sabendo que a profissional sabe exatamente o que está fazendo e tem qualificação para fazer isso, afinal, se ela/ele possui qualificação para realizar os procedimentos, ela/ele os fará da forma correta. 

O curso técnico em Estética vai solicitar a manutenção do estudo para que você continue em primeiro lugar no mercado de trabalho, uma vez que o mercado da beleza se atualiza. Essa continuidade no estudo vai solicitar ao aluno capacitações e especializações que farão com que ele se mantenha em primeiro lugar, como profissional qualificado que oferece os mais variados serviços.

 O curso Técnico em Estética te capacita para trabalhar com os diferentes tipos de peles e corpos, sabendo exatamente quais produtos poderá utilizar e quais serão funcionais no tratamento do paciente. 

Para fazer o seu curso, indicamos a ETESES, que apresenta uma grade curricular completa e oferece o curso ao menos duas vezes por ano com turmas durante a semana e aos fins de semana, então mantenha atenção quanto ao período de matrículas. Além do curso técnico, ela oferece uma gama de cursos de capacitação e especializações para fazer de você o melhor profissional da área.

 

Continue lendo mais sobre nossos cursos no blog e veja todas as nossas atualizações de conteúdos no Instagram!

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Categorias:

Mais Popular: