O índice de brasileiros que se formam e saem do ensino médio regular com um diploma técnico é de apenas 8%, em outros países a média é de até 40%. Os cursos técnicos, apesar de não serem novidade no país, não são tão explorados e procurados pelos brasileiros. Porém, a partir dos acontecimentos dos últimos anos (avanços tecnológicos e período pandêmico) a realidade do grau de formação dos brasileiros tendeu a mudanças, segundo pesquisa apresentada no Guia da carreira.
Os cursos técnicos são parte do sistema de Ensino Brasileiro que visam, com aulas práticas, formar um indivíduo para o mercado de trabalho, a fim de que o mesmo adquira conhecimento para desempenhar um bom trabalho na área escolhida.
Os cursos técnicos são opções ideais para quem saiu do ensino médio, ainda não entrou na faculdade e quer investir em seu futuro, além disso, é uma excelente opção para descobrir se a área que você escolheu realmente combina com seu perfil. Com eles é possível garantir oportunidades de trabalho e em alguns casos, uma remuneração maior que a de um profissional de nível superior.
Os cursos técnicos te capacitam melhor para o mercado de trabalho
O Brasil possui alguns eixos tecnológicos que enquadram os cursos técnicos e superiores. Esses são os norteadores das diferentes áreas de atuação do mercado. Sendo que as de maior destaque estão na educação, comunicação e informação, meio ambiente, saúde, negócios e gestão, segurança, militar e turismo.
Muitas empresas, devido também ao atual momento e crescimento acelerado, carecem de profissionais qualificados para o exercício de muitas funções. Logo, essa é a melhor oportunidade para você começar a investir em seu plano de carreira e especializar-se, adquirindo conhecimentos compatíveis ao mercado de trabalho, sendo um profissional requisitado pelas empresas.
Desse modo, selecionamos, dentre a infinidade de cursos e áreas existentes para se qualificar, OS 7 MELHORES CURSOS TÉCNICOS PARA SE FAZER EM 2022.
1 – TI: a profissão que surgiu com a tecnologia e continua se expandindo com ela.
Dentro da área da informática e informação existem muitas áreas de atuação e, hoje, com o avanço da internet, meios de comunicação e inovações no mercado tecnológico, os profissionais que escolhem essa área têm ganhado destaque no meio profissional. Os cursos de Tecnologia da Informação, Desenvolvedor Mobile, Rede de Computadores e Técnico em Programação de Jogos Digitais são os que têm sido mais procurados quando o assunto é informática.
Porém, não é possível exercer a profissão só com esses. Um curso profissionalizante em informática já pode te colocar muito à frente de quem não possui nada disso. Atualmente o que as empresas mais precisam são de profissionais que tenham domínio da tecnologia e dos meios tecnológicos.
Logo, se você tem dúvidas nessa área, recomendamos que antes de ingressar em qualquer técnico, que você faça um curso profissionalizante em informática e conheça as ferramentas, pois todo esse conteúdo será de sua importância para os próximos passos na área.
O curso de informática pode te levar a trabalhar em vários lugares. Não existe um campo de atuação específico, uma vez que todas as áreas, principalmente nos dias atuais, necessitam de profissionais especializados no campo da informação.

2 – Em guerra de comunicação, invista no marketing.
Investir em marketing sempre foi uma necessidade das empresas e o momento pandêmico nos ensinou que essa necessidade não estava mais apenas concentrada nas empresas de grande porte, mas em todo e qualquer empreendimento. Com a ascensão da Era Influencer, ser especialista em marketing também fez com que muitos profissionais conseguissem pegar trabalhos diversos.
Desse modo, o técnico em Marketing passou a ser requisitado em mais lugares, deixando de apenas ser parte de agências de publicidade para fazer também trabalhos como freelancer. No período atual, o profissional formado em Marketing é peça fundamental para que empresas e pessoas alcancem os resultados de venda e divulgação da forma correta e com o crescimento escalável, uma vez que esse profissional traça e acompanha de forma estratégica o que deve e está sendo feito para que o marketing ocorra da forma correta.
3- Gerir e administrar é pra quem sabe!
O maior índice de fechamentos em empresas está na falta de organização e má gestão do empreendimento e é nessa dor que o profissional técnico em administração age.
Toda empresa e todo empreendedor precisa de um administrador, afinal, ninguém melhor para aconselhar e gerar estratégias futuras, que auxiliarão no crescimento do negócio, do que um administrador. Hoje, apesar de muitas vagas se abrirem, encontramos um mercado carente de administradores, principalmente em pequenos negócios, o que faz com que os donos acabem se frustrando e fechando suas portas.
Existem ainda muitas oportunidades para áreas similares ou que fazem parte das rotinas administrativas, como recursos humanos e contabilidade, claro, existem cursos técnicos específicos para essas áreas, mas os princípios são aprendidos no curso de Administração, fazendo com que o profissional possa se colocar no mercado de forma rápida, oferecendo serviços diversos.
4- Agilidade, qualidade e experiência do cliente é o que cativa.
O técnico em logística é o principal responsável pela gestão do estoque de um empreendimento, precisando estar ainda atento aos processos de armazenagem e transporte. Se uma empresa tem o setor logístico bem estruturado, ela com certeza evitará desperdícios e gastos desnecessários, além de gerenciar melhor o controle sobre suas perdas e prejuízos.
Ser um técnico em logística te faz pensar na melhor forma de fazer com que um produto chegue ao cliente, observando a viabilidade de caminhos, transporte e embalagem. Sendo um dos responsáveis pela experiência do cliente.
5- Não corra riscos! Segurança é tudo.
Superando as expectativas, o técnico em segurança do trabalho ganhou grande visibilidade no período entre 2020 e 2021, sendo considerado como um dos cursos em ascensão. O profissional ganhou valorização mercadológica e tem atuado ativamente na prevenção da contaminação do Covid-19 em empresas, garantindo continuamente, inclusive nesse período, a saúde, bem-estar e qualidade no trabalho.
6- Da beleza à qualidade de vida: Estética é sinônimo de cuidado.
Centrado em entregar saúde e bem-estar, o Técnico em Estética capacita profissionais para o cuidado contínuo com o corpo e saúde. Diferente do que muitos pensam, a estética não existe para obedecer a um padrão de beleza construído pelo social, mas para destacar o que você tem de mais belo, fazendo com que você se sinta confortável e bem consigo mesmo, realizando procedimentos ou não. A estética está totalmente ligada à saúde e ao bem-estar do indivíduo.
O profissional técnico em estética é um dos que mais possui chances de crescimento no mercado, uma vez que pode atuar em clínicas e espaços, abrir o seu próprio espaço, atender de casa ou na casa dos clientes.

7- A milenar arte de cuidar.
Com o avanço da pandemia unida do processo de cura de infectados e redução dos casos, o técnico em enfermagem continuou sendo um dos profissionais mais requisitados do momento. Sendo responsável por garantir e realizar cuidados na e para recuperação de pacientes, é uma das profissões que nunca se esgota, afinal os cuidados à saúde são requisitados por toda a vida.
Obviamente, além dos sete cursos que falamos aqui, ainda existem muitos outros que têm ganhado valor e destaque no mercado, principalmente relacionados ao meio ambiente e à construção civil.
Por se classificarem como formação rápida, uma vez que possuem duração média de um ano e meio a dois anos e meio, os cursos técnicos são a melhor opção para quem deseja entrar no mercado de trabalho, além de terem foco total na prática.