Os sete melhores cursos técnicos para fazer em 2022

Os sete melhores cursos técnicos para fazer em 2022

O índice de brasileiros que se formam e saem do ensino médio regular com um diploma técnico é de apenas 8%, em outros países a média é de até 40%. Os cursos técnicos, apesar de não serem novidade no país, não são tão explorados e procurados pelos brasileiros. Porém, a partir dos acontecimentos dos últimos anos (avanços tecnológicos e período pandêmico) a realidade do grau de formação dos brasileiros tendeu a mudanças, segundo pesquisa apresentada no Guia da carreira.

Os cursos técnicos são parte do sistema de Ensino Brasileiro que visam, com aulas práticas, formar um indivíduo para o mercado de trabalho, a fim de que o mesmo adquira conhecimento para desempenhar um bom trabalho na área escolhida.

Os cursos técnicos são opções ideais para quem saiu do ensino médio, ainda não entrou na faculdade e quer investir em seu futuro, além disso, é uma excelente opção para descobrir se a área que você escolheu realmente combina com seu perfil. Com eles é possível garantir oportunidades de trabalho e  em alguns casos, uma remuneração maior que a de um profissional de nível superior. 

Os cursos técnicos te capacitam melhor para o mercado de trabalho

O Brasil possui alguns eixos tecnológicos que enquadram os cursos técnicos e superiores. Esses são os norteadores das diferentes áreas de atuação do mercado. Sendo que as de maior destaque estão na educação, comunicação e informação, meio ambiente, saúde, negócios e gestão, segurança, militar e turismo. 

Muitas empresas, devido também ao atual momento e crescimento acelerado, carecem de profissionais qualificados para o exercício de muitas funções. Logo, essa é a melhor oportunidade para você começar a investir em seu plano de carreira e especializar-se, adquirindo conhecimentos compatíveis ao mercado de trabalho, sendo um profissional requisitado pelas empresas. 

Desse modo, selecionamos, dentre a infinidade de cursos e áreas existentes para se qualificar, OS 7 MELHORES CURSOS TÉCNICOS PARA SE FAZER EM 2022. 

Os sete melhores cursos técnicos para fazer em 2022

1 – TI: a profissão que surgiu com a tecnologia e continua se expandindo com ela.  

Dentro da área da informática e informação existem muitas áreas de atuação e, hoje, com o avanço da internet, meios de comunicação e inovações no mercado tecnológico, os profissionais que escolhem essa área têm ganhado destaque no meio profissional. Os cursos de Tecnologia da Informação, Desenvolvedor Mobile, Rede de Computadores e Técnico em Programação de Jogos Digitais são os que têm sido mais procurados quando o assunto é informática. 

Porém, não é possível exercer a profissão só com esses. Um curso profissionalizante em informática já pode te colocar muito à frente de quem não possui nada disso. Atualmente o que as empresas mais precisam são de profissionais que  tenham domínio da tecnologia e dos meios tecnológicos. 

Logo, se você tem dúvidas nessa área, recomendamos que antes de ingressar em qualquer técnico, que você faça um curso profissionalizante em informática e conheça as ferramentas, pois todo esse conteúdo será de sua importância para os próximos passos na área. 

O curso de informática pode te levar a trabalhar em vários lugares. Não existe um campo de atuação específico, uma vez que todas as áreas, principalmente nos dias atuais, necessitam de profissionais especializados no campo da informação.

Os sete melhores cursos técnicos para fazer em 2022
Trabalhe de onde estiver.

2 – Em guerra de comunicação, invista no marketing.

Investir em marketing sempre foi uma necessidade das empresas e o momento pandêmico nos ensinou que essa necessidade não estava mais apenas concentrada nas empresas de grande porte, mas em todo e qualquer empreendimento. Com a ascensão da Era Influencer, ser especialista em marketing também fez com que muitos profissionais conseguissem pegar trabalhos diversos. 

Desse modo, o técnico em Marketing passou a ser requisitado em mais lugares, deixando de apenas ser parte de agências de publicidade para fazer também trabalhos como freelancer. No período atual, o profissional formado em Marketing é peça fundamental para que empresas e pessoas alcancem os resultados de venda e divulgação da forma correta e com o crescimento escalável, uma vez que esse profissional traça e acompanha de forma estratégica o que deve e está sendo feito para que o marketing ocorra da forma correta. 

 

3- Gerir e administrar é pra quem sabe!

O maior índice de fechamentos em empresas está na falta de organização e má gestão do empreendimento e é nessa dor que o profissional técnico em administração age. 

Toda empresa e todo empreendedor precisa de um administrador, afinal, ninguém melhor para aconselhar e gerar estratégias futuras, que auxiliarão no crescimento do negócio, do que um administrador. Hoje, apesar de muitas vagas se abrirem, encontramos um mercado carente de administradores, principalmente em pequenos negócios, o que faz com que os donos acabem se frustrando e fechando suas portas. 

Existem ainda muitas oportunidades para áreas similares ou que fazem parte das rotinas administrativas, como recursos humanos e contabilidade, claro, existem cursos técnicos específicos para essas áreas, mas os princípios são aprendidos no curso de Administração, fazendo com que o profissional possa se colocar no mercado de forma rápida, oferecendo serviços diversos. 

 

4- Agilidade, qualidade e experiência do cliente é o que cativa. 

O técnico em logística é o principal responsável pela gestão do estoque de um empreendimento, precisando estar ainda atento aos processos de armazenagem e transporte. Se uma empresa tem o setor logístico bem estruturado, ela com certeza evitará desperdícios e gastos desnecessários, além de gerenciar melhor o controle sobre suas perdas e prejuízos. 

Ser um técnico em logística te faz pensar na melhor forma de fazer com que um produto chegue ao cliente, observando a viabilidade de caminhos, transporte e embalagem. Sendo um dos responsáveis pela experiência do cliente. 

Os sete melhores cursos técnicos para fazer em 2022

5-  Não corra riscos! Segurança é tudo.

Superando as expectativas, o técnico em segurança do trabalho ganhou grande visibilidade no período entre 2020 e 2021, sendo considerado como um dos cursos em ascensão. O profissional ganhou valorização mercadológica e tem atuado ativamente na prevenção da contaminação do Covid-19 em empresas, garantindo continuamente, inclusive nesse período, a saúde, bem-estar e qualidade no trabalho. 

 

6- Da beleza à qualidade de vida: Estética é sinônimo de cuidado.

Centrado em entregar saúde e bem-estar, o Técnico em Estética capacita profissionais para o cuidado contínuo com o corpo e saúde. Diferente do que muitos pensam, a estética não existe para obedecer a um padrão de beleza construído pelo social, mas para destacar o que você tem de mais belo, fazendo com que você se sinta confortável e bem consigo mesmo, realizando procedimentos ou não. A estética está totalmente ligada à saúde e ao bem-estar do indivíduo. 

O profissional técnico em estética é um dos que mais possui chances de crescimento no mercado, uma vez que pode atuar em clínicas e espaços, abrir o seu próprio espaço, atender de casa ou na casa dos clientes. 

Os sete melhores cursos técnicos para fazer em 2022
O técnico em estética abre diversas oportunidades

7- A milenar arte de cuidar.

Com o avanço da pandemia unida do processo de cura de infectados e redução dos casos, o técnico em enfermagem continuou sendo um dos profissionais mais requisitados do momento. Sendo responsável por garantir e realizar cuidados na e para  recuperação de pacientes, é uma das profissões que nunca se esgota, afinal os cuidados à saúde são requisitados por toda a vida.  

Obviamente, além dos sete cursos que falamos aqui, ainda existem muitos outros que têm ganhado valor e destaque no mercado, principalmente relacionados ao meio ambiente e à construção civil. 

 

Por se classificarem como formação rápida, uma vez que possuem duração média de um ano e meio a dois anos e meio, os cursos técnicos são a melhor opção para quem deseja entrar no mercado de trabalho, além de terem foco total na prática. 

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Categorias:

Mais Popular: